Quem sou eu e o que este blog.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ABC da Estatística em 10 minutos

Muita gente ouviu falar em média, desvio padrão, moda etc, e só tem uma vaga ideia do que é, outros nem chegam a este ponto. Mesmo tendo matemáticas atrás disto, alguns conceitos são simples.

Então vou explicar um pouco os conceitos, sem a matemática, ou quase.

Moda

Acho que este é um dos mais fáceis de explicar. Imagine que 40% das pessoas usem tênis, 30% usem sapato e 30% usem sandália. Então a moda é tênis. Moda é o valor que mais aparece em uma estatística. Não precisa ser maior que todos os outros juntos, basta ser o que mais aparece.

Média

Muita gente já tem a noção do que é média. É a soma de todos os valores divididos pela quantidade de valores. Média de preços entre 10 supermercados para um produto é a soma dos preços deste produto dividido por 10, o número de supermercados. E se um preço aparecer igual em mais supermercados, por exemplo, se 3 supermercados tem o mesmo preço para este produto e todos os outros 7 tem preços diferentes, cada um com um preço diferente, então este preço que aparece nestes 3 é a moda.

Existem casos que a moda é igual à média, mas nem sempre isto é verdade.

Desvio padrão

Desvio padrão é um número que diz quanto os valores estão espalhados por volta da média. Se ele é pequeno, quer dizer que a maioria, ou todos, os valores estão perto da média. Se é grande, quer dizer que os valores estão afastados da média. Quanto maior o valor, mais afastados estão da média.

No exemplo dos supermercados acima, se todos, ou a maioria, dos preços forem parecidos, o desvio padrão será pequeno. Mas se houver  grandes diferenças de preços, o desvio padrão será grande.

Tem muito mais...

A estatística é muito maior que estes conceitos, mas acho que estes são os mais úteis. E pretendo usar isto em um outro artigo futuro.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desvio_padrão

Um comentário:

  1. João, vc é impressionante, deveria pensar em escrever um dicionário de termos técnicos usuais.

    ResponderExcluir