Quem sou eu e o que este blog.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que é o Swap do computador?

Uma vez expliquei o que era Swap para uma secretária, e usei o exemplo de uma secretária ocupada. A explicação surgiu na hora, mas ficou muito legal e fácil de entender. Um colega de trabalho que estava perto gostou e aplaudiu. Deste momento em diante passei a usar este exemplo para explicar o que é Swap para usuários comuns de computador.

Imagine uma secretária ocupada que tem uma mesa com um gavetão. Ela faz vários trabalhos ao mesmo tempo, se alternando entre eles. Cada trabalho tem a sua papelada, que ela espalha na mesa.

Agora ela precisa de mais espaço na mesa, pois um trabalho gerou mais papelada, e não tem mais espaço na mesa. O que ela faz, pega partes que não está precisando de outros trabalhos, e/ou até mesmo deste trabalho, e coloca organizadamente no gavetão. Depois, quando vai dar continuidade a um outro trabalho, descobre que precisa de um papel que foi para o gavetão. Ela pega algum papel que está na mesa que não usa a algum tempo, do mesmo trabalho ou de outro, e guarda organizadamente no gavetão, abrindo espaço na mesa, e pega o papel que precisa do gavetão.

Um dos trabalhos chega a um ponto que depende de um documento vir de fora, de outra pessoa, para poder continuar. Conforme ela precisa de espaço, e o tempo que este trabalho está parado esperando a pendência se resolver, ele vai se tornando cada vez mais candidato a ir inteiro pro gavetão. Ele pode ir por partes, ou em algum momento ir inteiro para o gavetão, quando ela perde a paciência com ele.

Assim ela vai administrando o espaço na mesa, que é a área de trabalho dela, usando o gavetão para guardar o que não está precisando no momento.

Chegou o documento que ela esperava. Ela pega parte do trabalho que estava inteiro no gavetão, que dependia deste documento, e dá continuidade. Nisto pode ser que ela precise mover alguma coisa para o gavetão antes de pegá-lo.

Um dos trabalhos termina, então ela junta toda a papelada dele, e despacha, livrando espaço na mesa e no gavetão, espaço este que será usado para os trabalhos em andamento, e os novos que surgirem.

Passo final: Troque a secretária pelo processador. Troque a mesa pela memória principal do computador. Troque o gavetão pela área de Swap no disco. Troque os trabalhos pelos programas em execução. O documento que faltou por alguma entrada de dados. E pronto.

4 comentários:

  1. Muito boa essa explicação!
    A algum tempo tinha pesquisado sobre esse assunto mas tinha me esquecido, hoje estava olhando os processos em meu micro e vi "utilização de swap"
    estava dando uma pesquisada no assunto e me daparei com esse artigo, entendi de prontidão.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir