Quem sou eu e o que este blog.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como tirar fotos de LCD sem estourar

Displays de LCD são muito comuns atualmente, e fotografar cenas com eles pode ser complicado. Eles costumam ser muito brilhantes. Um truque é regular o monitor para diminuir o brilho, o outro é aumentar a iluminação da cena para se igualar ao LCD.  Mas se não for possível fazer nenhuma das duas coisas?

Foto tirada durante o Parary em Foco de 2009 dentro do Cinema de Paraty.

A luz do LCD é polarizada, então podemos usar um filtro polarizador linear (PL e não CPL) para retirar parte luz do LCD. Isto dá menos trabalho do que reajustar o monitor, e depois reajustar para como ele estava antes.

Em teoria, se o filtro estiver alinhado com a polarização do LCD, ele tirará metade da luz do ambiente, e deixará toda luz do LCD passar, mas se estiver alinhado em 90 graus em relação à polarização do LCD, tirará metade da luz ambiente e toda a luz do LCD, fazendo ficar preto. E se colocar o filtro em qualquer ângulo entre o alinhamento e o 90 graus do alinhamento da polarização do LCD, você tirará metade da luz ambiente e uma parte da luz do LCD, que varia segundo o ângulo, podendo equilibrá-lo com o resto do ambiente. Assim um LCD não ficará estourado, ou não fará o resto da cena ficar escura para ele aparecer bem.

Mas nem sempre a teoria se mostra exata com a prática, existindo várias outras variáveis no meio para atrapalhar. Os monitores de vídeo e TV funcionam bem, porém não chegam a "zerar" a luz (O filtro não é perfeito, e o alinhamento da luz do LCD também não deve ser.). Nos celulares e no meu Palm várias esquisitices diferentes aconteceram. A polarização pode não ser perfeita, uniforme ou até mesmo uniforme conforme a cor. Conforme eu rodava o filtro, alguns celulares variaram a cor depois de um ângulo, outros foram apagando e escurecendo regiões na LCD, e o Palm mostrou degrades de cores começando pelos lados.

Este é um truque simples e barato, mas bem eficiente em muitos casos difíceis de controlar. Ele é mais simples do que regular o LCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário