Quem sou eu e o que este blog.

domingo, 22 de abril de 2012

Marcha contra a corrupção

Foi criado um movimento chamado Dia do Basta à Corrupção para organizar um dia de passeatas por todo o Brasil exigindo medidas contra a corrupção de políticos.

Imagem de divulgação obtida no site do movimento.

As listadas aparecem abaixo:

  • Voto Aberto no Congresso
  • Pelo Fim do Foro Privilegiado
  • Corrupção - Crime Hediondo

Mas corrupção é muito mais do que isto.

Corrupção, no meu entender, quando se fala do crime, é quando tenta se obter alguma vantagem ilegal, principalmente em prejuízo às outras pessoas. Se um dinheiro é desviado da saúde, então é menos dinheiro que poderia comprar equipamento, material ou pagar pessoas para salvar e melhorar vidas. Se é desviado da educação, implica em menos material didático e menos professores, ou professores mal pagos. Etc.

Mas corrupção também é dar uma graninha para um guarda para não levar uma multa por que estacionou em lugar proibido. Este guarda acostuma a receber graninha, e depois recebe uma grana para livrar um bandido, que vai te assaltar e/ou matar depois. E vai muito além disto.

Seria obter vantagens para si causando prejuízos aos outros. Pensar só no próprio benefício e que se danem os outros. A falta da consciência do bem maior, do bem comum, e assim agir em benefício próprio causando prejuízos aos outros, se apropriando do que não é seu. Isto também é corrupção. Um exemplo é um grupinho impedir que outros usem uma quadra pública, isto é uma forma de corrupção.

Muita gente acha que é público é de ninguém, e pode fazer o que bem quiser, mas na realidade o que é público é de todos, e tem que ser usado em benefício de todos, ou de alguém ou de um pequeno grupo, mas nestes casos de acordo com a vontade de todos ou da maioria. Um exemplo de um bem/recurso público que poucos usariam, mas que a grande maioria concordaria, apoiaria, permitiria o uso etc, é uma UTI neonatal. Poucos bebês precisam de uma, mas acredito que a grande maioria das pessoas apoiam o uso e do dinheiro de impostos para a criação e manutenção de uma, quando existe a necessidade.

A corrupção é a extensão da lei da vantagem, que a pessoa quer levar vantagem sobre as outras, e não ser justa com as outras. E os políticos corruptos não passam de um reflexo disto.

Este movimento talvez tenha um pouco de inspiração na Primavera Árabe, onde muitos movimentos, passeatas, levantes, foram organizados pela Internet.

Cobertura fotográfica

Pretendo fazer a cobertura fotográfica em quase que tempo real, fotografando e enviando para o Facebook, Picasa e Twitter.

Sim, pretendo, além de protestar e apoiar o evento, levar uma vantagem. Vou testar em campo o envio de notícias e fotografias quase em tempo real, tentando ser mais rápido do que a imprensa. Não tenho certeza se vai funcionar bem, pois só tem um modo de saber, que é testando.

Abaixo está o álbum do Picasa, que deve mudar, recendo fotos, durante o evento (Pena que exige Adobe Flash para ver a apresentação. Odeio Adobe Flash. Mas neste link pode ver diretamente o álbum.):


Fotos também devem ser publicadas no Twitter j_goffredo e no Facebook, se tudo der certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário