Quem sou eu e o que este blog.

sábado, 9 de junho de 2012

Corrigindo as cores na luz de um painel de LEDs

No outro dia fotografei um show do grupo Chama Maré na abertura da Festa do Divino em Paraty, mas a iluminação estava muito complicada. O pessoal de som e luz teve problema de elétrica (talvez de tempo também) e não puderam montar todas as luzes. Então a luz do show foi baseada em um conjunto de painéis de LEDs coloridos (teoricamente consomem menos energia elétrica), e faziam o branco acendendo todas as cores. Se leu o meu artigo sobre LEDs deve ter uma ideia do que pode acontecer.

Para piorar, o azul estava muito forte, e o vermelho muito fraco, tornando as imagens fortemente azuladas. A minha D90 não conseguiu entender a luz, errando feio o equilíbrio de branco. E pelo que pude ver na edição do exemplo que mostrarei aqui, acho que ela não tinha muitas chances.

A foto, tal como saiu da câmera.

O que fazer nestes casos?

A primeira coisa é gravar em raw, para ter melhores chances de editar. Não estou dizendo que não deva gravar também o JPEG, mas tem que gravar o raw. O raw tem muito mais detalhes, nuances de cores etc, e os programas de edição de raw tem muito mais recursos para lidar com grandes variações de cor.

A segunda é evitar, ao máximo, que uma cor fique fortemente estourada no raw, então ligue os histogramas de cores separadas da sua câmera, pois ele pode ajudar nisto. Não importa muito se uma cor ficar subexposta, o que não pode acontecer é uma maciça perda de informação de uma cor. Talvez este artigo possa ajudar a entender isto.

Agora é a hora da edição. Eu usei o UFRaw, que é um programa Open Source. Ele é multiplataforma, isto é, tem para vários hardwares e sistemas operacionais diferentes.

Escolhi uma imagem para exemplo neste artigo, mostrada acima como saiu da câmera. Abaixo a imagem no UFRaw, já sendo editada:

Tela do UFRaw, usando o equilíbrio de branco da câmera. Clique na imagem para poder expandi-la.

Marquei um retângulo na camisa cinza (sei bem que ela está azul aqui) do cantor. Eu me lembro que ela era cinza. Uma referência assim, um branco ou um cinza, pode ajudar em muito.

O retângulo marcado. Clique na imagem para poder expandi-la.

E pedi que calculasse o equilíbrio de branco segundo este retângulo.

As cores foram corrigidas. Clique na imagem para poder expandi-la.

O programa conseguiu achar o equilíbrio de branco. Mas note que a temperatura de cor foi parar em 15 mil Kelvin, e a D90 só vai até 10 mil Kelvin em ajuste manual. O multiplicador do vermelho foi para quase 5. A cena tinha uma grande falta de vermelho.

Agora com um pouco de redução de ruídos. Clique na imagem para poder expandi-la.

Depois foi salvar e gerar a imagem com logotipo mostrada abaixo:

Depois de editado.

Resolvi fazer um teste com o equilíbrio de branco automático do UFRaw, e ele também fez um bom trabalho.

Com  equilíbrio de branco automático. Clique na imagem para poder expandi-la.

 Note abaixo que ficou bem parecido com o resultado que tive manualmente.

Aqui com o equilíbrio de branco automático pelo UFRaw.

Ou seja, com os cuidados na captura, eu tive insumos para editar e transformar a foto com cores ruins em uma foto boa, compensando a iluminação complicada.

Os multiplicadores de uma foto podem não funcionar em outra foto, mas fotos parecidas, tiradas em momentos próximos, podem vir a ter multiplicadores parecidos.

Pode tentar fazer esta correção no JPEG? Tentar pode, obter bons resultados, especialmente com uma situação complicada destas, eu não garanto. Esta é uma das vantagens de ter o raw de uma imagem, ele tem mais nuances e detalhes de cor.

Com fotografia de filme, usando negativo, esta correção pode ser feita na ampliação, ou em uma duplicação do negativo. Mas existe um outro truque que pode ser usado, tanto em digital quanto em filme, que é usar filtros na frente da lente para atenuar o azul e o verde, mas como eu não tenho tais filtros, fiz a correção de cor na edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário