Quem sou eu e o que este blog.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tamanhos de sensores da Canon e nomenclatura de câmeras

Recentemente falei do tamanho dos sensores das câmeras DSLRs Nikon. Imaginei que teria alguém perguntando sobre o mesmo da Canon, especialmente quando falei: "...também por vários concorrentes dela [Nikon] (Sony, Pentax, Sigma etc, mas não a Canon.).". Mesmo ninguém perguntando vou responder.

A Canon usa o tamanho Full Frame, o mesmo do filme 35mm, mas usa também mais dois outros formatos, com fatores de crop de 1.3 e 1.6.

 Fator de crop  Dimensões (mm)  Área (mm2
1 (Full Frame)24x36864
1.318.6x27.9 (1D Mark IV)
18.7x28.7 (1D Mark III)
518.94
536.69
1.615.0x22.0 (40D)330

Todas as câmeras entry level e intermediárias, que tem nomes tem 2, 3 e 4 dígitos usam o sensor menor (fator de crop 1.6). Por exemplo 40D, 550D, 1100D. Mas existe uma complicação no nome. Muitas das câmeras entry level tem mais de um nome. Dependendo do mercado usam estes de dígitos, ou chamam Rebel alguma coisa. Isto confunde alguns consumidores, e a mim também.

Abaixo tem uma "tabela de conversão" de nomes da Canon que consegui garimpar:

 Rebel  Digitos 
T4i650D
T31100D
T3i600D
T1i500D
T2i550D
XSI450D
XS1000D
XTI400D
XT350D

Pelo que eu sei, as câmeras de 2 dígitos no nome são mais elogiadas, e parecem ter mais recursos. São as intermediárias. As de 3 e 4 dígitos são as entry level, as mais básicas.

Nas câmeras mais sérias a Canon, com um dígito no nome, muda a política de nomes. Ela tem um nome básico que define a linha e a finalidade da câmera, e vai acrescentando o número da geração usando a palavra "Mark" seguido pelo número em algarismos romanos. Que eu saiba, este nome é uniforme no mundo todo, sem "versões Rebel". Nas linhas é que tem variações nos tamanhos de sensores.

A 7D tem um sensor de fator de crop 1.6. Ela pode ser o caminho de migração para quem tem lentes para este formato de sensor, que usava uma entry level e resolveu fazer upgrade.

As linhas 5D e 6D são Full Frame. A 5D Mark II foi um dos maiores acertos e sucessos da Canon. Esta é a segunda geração desta linha de câmeras. A 5D Mark III, a terceira geração, não foi tão bem recebida pelo público, que esperava mais dela.

A série 1D se complica mais um pouco. Ela se divide em 3 sub-linhas: A 1D, que usa sensores com fator de crop 1.3; e a 1Dx e 1Ds que usam sensores Full Frame. Estas sub-linhas tem suas gerações. A 1D está na Mark IV e a 1Ds está na Mark III e a 1Dx ainda está em sua primeira geração.

Eu não tenho como falar muito quanto às lentes e compatibilidades de lentes para formatos de sensor diferentes. Apesar de ter ouvido falar de sérias restrições de funcionamento, eu não acompanhei estas discussões. Quem tiver algo a colaborar, sinta-se à vontade para falar nos comentários, ou indicar links sobre o assunto.

Posso ter cometido alguns erros, especialmente na classificação das câmeras mais simples, portanto se sinta à vontade de me corrigir nos comentários. E também pedir acréscimos à tabela de conversão.

Bibliografia

Usei, para me ajudar, este link do DxO Mark com o filtro para só mostrar câmeras Canon. Ele me ajudou a confirmar o tamanho dos sensores segundo as linhas e modelos.

Um comentário:

  1. Estranho né, a gente fica sem entender porque esse monte de dígitos, séries e nomes...

    Na nossa cabeça quanto maior o número melhor, não é mesmo?
    Não parece o que a Canon faz... Você prefere uma 1100D ou uma 5D?
    Bem estranho hehe.

    Valeu aí pelas informações!

    ResponderExcluir