Quem sou eu e o que este blog.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Brincando com um filtro multi-imagem

Uns 2 meses atrás comprei um filtro multi-imagens, junto com adaptadores e outros filtros, de um colega de trabalho, mas demorei alguns dias para experimentar.

Praça da Matriz, Centro Histórico de Paraty, ponta junto à quadra. Abertura F2.8.

Este filtro é algo divertido de se usar. Pena que não fabricam mais. Acredito que seja porque muitos preferem fazer isto na edição, mas eu acho mais divertido fazer coisas assim na câmera.

Problemas técnicos

O filtro era 55mm, e não tenho nenhuma lente com este diâmetro de filtro. Mas entre os adaptadores tinha um de 58mm para 52mm e um de 52mm para 55mm, o que resolveria. Eu tenho uma lente 50mm F1.8 AF-S G que usa filtros 58mm. Ou seja, daria para usar. Não daria vinheta? Sem problemas, pois a minha câmera é DX e esta lente é FX. Aliás, tem problema sim, eu estaria usando muito a parte central do filtro e pouco das bordas, o que não é bom, mas o conjunto de adaptadores, que provocam um afastamento do filtro, e mais um filtro 58mm colocado antes ajudou a resolver. (Sim, neste parágrafo teve uma dica importante.)

Experiências

Fiz várias experiências para me entender  melhor o uso, e em que abertura funciona melhor. Sim, o efeito de multi-imagens é intensamente sensível à abertura da lente. Abaixo estão alguns testes.

Abertura F2.8. O efeito fica bem marcado, e se o objeto central não for pequeno, as outras imagens se sobrepõem a ele.

Abertura F16. Quase não tem o efeito. EM F22 ou menos praticamente não deve ter o efeito.

Abertura F8.

Eu gostei mais do efeito na abertura F8. Ele aparece, mas não sobrepõe muito a imagem central. Mas cada caso, cena etc, pode ficar melhor de uma forma.

Casal de recém casados

Quando estou terminando os testes conheço um casal que tinha se casado dois dias antes, e estavam tentando fazer a sua própria sessão de fotos pós-casamento. Conversei rapidamente com eles, e fiz algumas fotos usando este filtro. Eles gostaram, e eu enviei duas das fotos. Dias depois vi que colocaram no Facebook. Pedi autorização para usar no artigo e aqui estão.

Usando abertura F8.

Usando abertura F8.

Desejo muitas felicidades e obrigado pela oportunidade de fazer estas fotos e por terem autorizado o uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário