Quem sou eu e o que este blog.

sábado, 23 de setembro de 2017

Fotografia de filme é discreta ou contínua?

Vendo este vídeo do BláBláLogia (recomendo acompanhar este canal do YouTube) fala de medidas discretas e medidas contínuas.

A fotografia digital é plenamente discreta, pois além da discretização de pixeis (que é a discretização espacial do sensor), tem a discretização de bits por pixel. Muitas câmeras tem 12 bits por pixel. Algumas melhores tem 14 bits por pixel.

E filme fotográfico? É contínuo ou discreto?

Espacialmente ele é... discreto. Sim, discreto, pois tem os grãos, que até variam de tamanho entre si. É discreto, e um tanto aleatório, não matricialmente organizado como um sensor de uma câmera digital.

E em valores de cada grão, a intensidade representada de cada grão? Não sei. Gostaria de saber se os grãos variam em tons de cinza, ou só em frequência e tamanho. Quem tiver algum material sobre isto, por favor, coloque nos comentários.

Medições analógicas são tipicamente para medir coisas contínuas. Circuitos eletrônicos analógicos são tipicamente para lidar com sinais contínuos.

Mas, mesmo circuitos analógicos tem limites, como o sinal máximo que consegue lidar sem distorcer por atingir seus limites (Alguém já aumentou demais o volume do aparelho de som e o som ficou horrível?). E ainda existe um outro limite, que afeta de certa forma, a "resolução", como a resposta em frequência. Os amplificadores de som lineares (Para quem sabe eletrônica, estou falando dos Classe A, Classe B e Classe AB.) tem os limites mínimo e máximo de frequência que conseguem trabalhar (Os não lineares também, mas o problema surge de outra forma.). E certas nuances de som podem se perder por causa da frequência máxima que o aparelho de som trabalha.

Algumas destas coisas afetam a fotografia digital? Sim.

O sensor de uma câmera digital é analógico. (Chocado?) Ele captura uma intensidade de sinal, luz no caso, contínua. Ele só é discreto espacialmente com os pixeis. Um digitalizador converte este valor contínuo, analógico, do sensor em valores discretos, digitalizando. Isto perde nuance? Sim, perde. Por isto que boas câmeras tem mais bits por pixel, para perder menos nuances.

E teve câmera fotográfica com sensor eletrônico gravando os valores dos pixeis sem digitalizar, de forma analógica? Teve sim, com as primeiras Sony MAVICA e a Nikon QV-1000c. Elas eram câmeras analógicas eletrônicas que quase ninguém conheceu. Eu nunca vi uma pessoalmente, mas já vi no eBay uma Sony MAVICA à venda com o kit completo. Elas tinham uma discretização espacial, e eram contínuas na intensidade de luz de cada pixel.

Chamar filme de fotografia analógica já começou a te soar estranho? Para mim, que estudei eletrônica, me soa muito estranho.

Esta moda e chamar filme de fotografia analógica começou depois de um tempo de fotografia digital no mercado, e acho que vem da ideia de oposição entre digital e analógico em muitas coisas, e do desconhecimento geral sobre as câmeras eletrônicas analógicas.

Por isto que chamo de fotografia de filme, e fotografia digital. O filme é o processo químico mais comum e facilmente encontrado, e o digital é o eletrônico hegemônico atualmente.

Pergunta para terminar. Toda a fotografia por processo químico é de filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário